Future Minerals Forum 2025 inicia com 90 países e 16 nações do G20 na mesa-redonda ministerial
A Quarta Mesa-Redonda Ministerial começou hoje (14/01) em Riad como parte do Future Minerals Forum (FMF), reunindo representantes de governo de 90 países, incluindo 16 nações do G20. O evento também contou com a participação de 50 organizações internacionais, ONGs e líderes globais do setor de mineração.
Os representantes governamentais se reuniram para liderar ações globais sobre minerais, com foco em três iniciativas principais:
•Estrutura Estratégica para Minerais Críticos: Desenvolvimento de uma estrutura colaborativa na Super Região da África, Ásia Ocidental e Central para aproveitar plenamente o potencial mineral da região.
•Sustentabilidade: Estabelecimento de prioridades de fornecimento responsável que reflitam as realidades locais dos países fornecedores e aumentem a transparência por meio da certificação da cadeia de suprimentos.
•Centros de Excelência: Criação de uma rede para impulsionar investimentos, desenvolver capital humano e acelerar a inovação tecnológica dentro da Super Região e dos países fornecedores.
A Mesa-Redonda Ministerial contou com a presença de representantes de destaque, incluindo:
•Dr. Gilberto Pichetto Fratin, Ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética, Itália
•Jonathan Reynolds, Ministro de Estado para Negócios e Comércio, Reino Unido
•Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia, Brasil
•G. Kishan Reddy, Ministro de Carvão e Minas, Índia
•Kizito Pakapomba Kapinga, Ministro de Minas, RDC
•Eng. Karim Badawi, Ministro de Petróleo e Recursos Minerais, Egito
•Henry Dele Alake, Ministro de Desenvolvimento de Minerais Sólidos, Nigéria
•Leila Benali, Ministra de Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável, Marrocos
O Fórum continua a expandir seu programa de eventos, com sessões criativamente temáticas, incluindo um novo formato intitulado Great Debates, em alinhamento com o compromisso de realizar “um ano de impacto”. Para acomodar este programa ampliado, o Fórum foi estendido para um terceiro dia, facilitando reuniões essenciais que complementam seus objetivos, como:
•Reunião inaugural sobre Centros de Excelência e Tecnologia, reunindo representantes seniores da indústria, academia, P&D, tecnologia e outros setores para estabelecer um polo regional de capacitação e inovação em tecnologias de mineração.
•Segunda reunião de líderes de Pesquisas Geológicas Internacionais, com organizações da África, Ásia e instituições globais renomadas como o Serviço Geológico dos EUA, Serviço Geológico Britânico, BRGM (França) e GTK (Finlândia). Os debates abordarão o aumento da capacidade de levantamento geológico, permitindo maior exploração e, consequentemente, mais investimentos nos países da Super Região e outras nações fornecedoras.
Além disso, o FMF 2025 destaca no seu primeiro dia a iniciativa Women in Mining, lançada para promover a igualdade de gênero e atrair mais mulheres sauditas para o setor de mineração. A iniciativa também visa criar oportunidades e programas que empoderem mulheres em um setor historicamente dominado por homens. Sobre a iniciativa, Rana Abdullah Zumai, Líder do Women in Mining Saudi, declarou: “Estamos comprometidos em expandir as oportunidades para mulheres na mineração e criar um futuro inclusivo para elas. Por meio da iniciativa, pretendemos quebrar estereótipos, promover o compartilhamento de conhecimento e construir um ecossistema de mineração que atraia e apoie mulheres.”
A quarta edição do FMF acontece de 14 a 16 de janeiro e busca cumprir seu tema de 2025 como um “Ano de Impacto”. O evento contará com 250 palestrantes influentes, incluindo CEOs das 11 maiores empresas de mineração do mundo e outros líderes do setor. O Fórum deverá atrair cerca de 20.000 participantes, reafirmando a posição de Riad como centro de inovação e colaboração na mineração.
Para mais informações sobre o evento clique aqui.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025